Pular para o conteúdo principal

Receita de Conserva de Cebola Roxa com Pimenta-do-Reino

 

A Magia das Conservas:
Sabores que Transcendem o Tempo

Há um ritual silencioso e antigo que acontece toda vez que preparo conservas, como se cada gesto na cozinha se conectasse a algo muito maior. A tradição, herdada da minha avó portuguesa, parece trazer consigo o eco de outros tempos, quando as mãos das mulheres moldavam o futuro em pequenos frascos de vidro, preservando não só alimentos, mas memórias e histórias. Para minha avó, que viveu os tempos incertos da guerra, estocar comida era uma necessidade contra a escassez. Cada pote era um talismã, capaz de transformar o ordinário em extraordinário.

Fazer conservas, então, não é apenas um ato de prolongar a vida dos ingredientes. É como se, ao mergulhar os legumes no vinagre e nas especiarias, eu estivesse depositando um pouco de tempo em suspensão, uma pausa no correr dos dias. Cada frasco contém uma promessa de sabor futuro, de refeições que, mesmo nas pressas do cotidiano, carregam o toque mágico da paciência. São explosões de cor e sabor que, uma vez seladas, ganham vida própria, quase como se soubessem que sua missão é transformar o trivial em algo memorável.

Quando os ingredientes descansam, imersos nos líquidos aromáticos, sinto que algo mais profundo acontece. O tempo passa diferente ali dentro, os sabores se entrelaçam, se entendem, e quando finalmente abro o pote, o que sai é uma alquimia de tradição e nutrição, de paciência e cuidado. Cada conserva é uma maneira simples, mas mágica, de prolongar o afeto e a cultura, tornando cada refeição um momento de conexão com o passado, o presente e o que está por vir.

Ingredientes

- 3 cebolas roxas grandes

- 1 xícara de vinagre de maçã

- 1 xícara de água

- 1 colher de chá de sal

- 1 colher de sopa de açúcar

- 1 colher de chá de pimenta-do-reino em grãos


Modo de Preparo

1. Descasque e corte as cebolas roxas em fatias finas.

2. Aqueça a água, o vinagre, o sal e o açúcar até dissolverem.

3. Coloque as cebolas em um pote de vidro esterilizado e adicione os grãos de pimenta-do-reino.

4. Despeje a mistura de vinagre quente sobre as cebolas.

5. Feche o pote e deixe esfriar antes de armazená-lo na geladeira.

6. Espere 24 horas para que os sabores se intensifiquem.

Essa conserva é uma ótima opção para incrementar saladas e sanduíches, trazendo mais praticidade e sabor ao seu dia a dia.

Mais visitadas...

Como fazer o tempero lemon pepper

O tempero lemon pepper dá um toque cítrico delicioso em aves, molhos para saladas e peixes. Segue aqui a receita caseira para fazer este tempero e estocar na sua casa.

Brigadeiro de Colher

Depois do bolo de caneca... brigadeiro de colher. Essa foi a última que inventaram lá em casa. E não é que o trem é bom? Aí vai a receita: 1 lata de leite condensado 1/2 tablete de chocolate meio amargo picadinho 1 caixa de creme de leite Em uma panela pequena, leve em fogo baixo o leite condensado e o chocolate, mexendo sempre até obter a consistencia de brigadeiro mole (mais ou menos 8 minutos). Retire do fogo, acrescente o creme de leite e misture bem. Sirva em copinhos com granulado por cima. Agora, para quem gosta do brigadeiro tradicional, a receita de brigadeiro aqui de casa: 1 lata de leite condensado 2 colheres de sopa de nescau ou chocolate em pó 1 colher de chá (caprichada) de margarina ou manteiga Leve tudo ao fogo e mexa por aproximadamente 15 minutos. Se preferir leve ao microondas em potencia alta por 4 min, parando a cada 1 minuto para mexer. Depois de pronto deixe esfriar e enfeite com granulado ou aquelas bolinhas pretas e brancas que são o maior ...

Pasta de beringela bem leve

Esta receita de pasta de beringela já me acompanha há um tempão, eu adoro. Para fazer é muito simples, e extremamente saudável pois não leva fritura. Vou explicar como se faz. INGREDIENTES 3 beringelas 1 cebola cortada em rodelas finas azeite TEMPEROS ervas frescas de sua preferência (manjericão, alecrim, tomilho, orégano, etc) alho pimenta do reino COMO FAZER Na verdade é muito simples fazer esta receita. Comece cortando a beringela em fatias BEM finas, na direção do talo até a extremidade. Ponha água com sal para ferver em uma panela. Enquanto a água não ferve, pegue uma tigela onde vai ficar a pasta e cubra o fundo de azeite. Depois coloque os temperos que você escolheu (na minha coloquei manjericão, tomilho, alho, pimenta do reino e cheiro verde bem picadinho). Reserve. Quando a água ferver, jogue as fatias da beringela na panela e deixe até que elas fiquem transparentes. Com uma escumadeira, retire as beringelas deixando escorrer bastante a água. Aind...

Bolo de Chocolate do TESSITURAS

1 xíc. de leite 1 xíc. de óleo (de preferência de canola) 2 ovos 2 xíc. de farinha de trigo 1 xíc. de nescau 1 xíc. de açúcar 1 colh. de sopa de fermento em pó margarina e farinha de trigo para untar a forma Bata no liquidificador o leite, o óleo e os ovos. Coloque o restante em uma tigela e misture BEM com os ingredientes batidos no liquidificador. Despeje em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno, pré-aquecido, por 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpinho. Saboreie em compania de alguem querido. Se quiser pode jogar um pouquinho de nozes picadas na mistura. Quem quiser também pode substituir 1 das 2 xíc. de farinha por farinha de trigo integral. Eu recomendo passar ANTES a farinha integral por uma peneira, para retirar os farelos maiores e suavizar o sabor. A mesma coisa pode-se fazer com o Nescau, para reduzir um pouco o açúcar. Este bolo eu já fiz mais de 100 vezes aqui em casa e ele nunca solou. É uma receita testada e aprovada por ...