Chutney de Ameixa da Júlia

Olá Rosa,

obrigada pela tua receita do chutney de abacaxi. Foi um sucesso por aqui! E para retribuir, aqui vai uma das minhas melhores produções, que costuma ter um grande êxito (modéstia à parte...): chutney de ameixa.

Chutney de ameixa

28 ameixas secas (350 gr.)
2 maças Granny Smith descascadas
3 cebolas pequenas
110 gr corintos
225 gr açúcar amarelo
450 gr tomate pelado e cortado às rodelas
1 colher sopa gengibre em pó
2 malaguetas
2 dentes de alho
1 colher chá de mostarda
1 colher chá sal
4,5 dl vinagre

Lavar e descascar as maças. Descaroçar as ameixas. Passar os corintos por água. Juntar as ameixas e o tomate num tacho com o vinagre. Deixar ferver em lume brando até ficarem moles. Juntar os restantes ingredientes previamente raladas e as especiarias. Deixar ferver em lume brando (cerca de 2 horas) até engrossar e ficar tudo desfeito. Deitar em frascos previamente esterilizados e que fechem bem. Fervê-los em banho-maria (água a cobrir os frascos) durante 15 minutos.

Obrigada por partilhares tanta coisa conosco!

Até breve,
Júlia


Oi Júlia,

obrigado a você por esta receita maravilhosa!

Beijos grandes Rosa



Comentários

Unknown disse…
Júlia sempre tive paixão por chutney.Nem sei ao certo o que é que significa chutney .A gente nem se importa em falar e escrever ketchup e tantas outras palavras que vão chegando e se acomodando aqui e ali que elas , esses nomes ,descem goela abaixo sem muita importância . Antes de ficarmos dormentes minha pergunta é feita com a vontade de saber se chutney tem alguma ligação com o modo de preparar ... ou outra coisa . Acontece que o resultado do chutney que usa o que é doce por nascença e casa com o salgado é uma coisa singular e divina . Irei fazer e experimentar a sua receita , fique certa . abraços meus
thaís

Postagens mais visitadas