Pular para o conteúdo principal

Salmão Marinado (Gravlax)

AaAaahHhHhaaa!!!

Esta receita eu já tinha, mas encontrei ela super-bem-explicadinha pelas meninas do Rainhas do Lar. Então, resolvi publicar para vocês, vamos lá???




Gravlax é uma prato de origem nórdica e trata-se de um salmão marinado (curado), ideal pra comer com torradinhas, blinis e bolachinhas. O preparo é coisa de criança, mas o mais importante é observar que essa receita precisa ser feita com 3 dias de antecedência, que é o tempo que o salmão vai curar na geladeira.

1 pedaço de salmão de 1k com pele
1 copo sal grosso
1 copo açucar
1/2 copo de vodka
pimenta do reino moída
1 maço de aneto (dill)

Para começar você precisa de uma bela pela de filé de salmão com a pele (algo em torno de 900gr a 1kg). Com uma pinça, retire toda a espinha central do salmão - é coisa fácil, basta passar levemente os dedos e já dá para sentí-las, daí é só usar a pinça e tirá-las com cuidado.

Depois, faça pequenos furinhos no salmão com a ajuda de um garfo e prepare um bom pedaço de plástico filme (suficiente para o tamanho do filé) em uma superfície lisa.

Misture 1/2 xícara de açúcar e 1/2 xícara de sal (usar sempre partes iguais) e use parte dessa mistura para forrar uma parte do plástico onde você vai repousar o salmão, com a pele para baixo.

Acomode lá o filé e na parte de cima espalhe 1 colher de sopa de vodka (ou conhaque, ou rum). Agora, é só cobrir com o restante da mistura de sal e açucar e muita pimenta do reino moída na hora, cuidando para que todo o peixe fique coberto. Feito isso, finalize cobrindo o filé com folhas de dill - muitas, muitas folhas, fazendo mesmo uma grossa camada.

Por fim, é hora de enrolar o salmão no plástico filme, bem apertado mesmo, fazendo um bom "embrulho". Depois, forre uma assadeira com papel toalha e coloque lá o "pacote" de salmão e faça pequenos (minúsculos) furinhos do plástico filme - será por esses pequenos furos que o peixe vai soltar o líquido pelos próximos 3 dias (é ideal que você troque o papel toalha todos os dias, ok?).

Se possível, coloque sobre o salmão algo pesado, de modo que ajude com que ele fique prensado - pode usar uma panela pesada, enlatados, o que você tiver à mão - e leve a assadeira à geladeira.

No terceiro dia, retire o salmão do plástico, limpe bem sua superfície e, com a ajuda de uma faca afiadíssima, faça fatias muito muito muito finas e sirva com um molho de mostarda e torradas, blinis ou o que você quiser (eu usei bolachas água light que não tem gosto de abosultamente n.a.d.a e são super baratas) - a idéia é que você use algo muito neutro, que sirva mesmo apenas para receber o salmão e o molho de mostarda, esses sim as grandes estrelas do prato.


Molho de Mostarda

Misture bem 2 colheres de sopa de mostarda Ancienne ou Dijon, 1 colher de sopa de mel (ou melaço), 1 colher de café de açucar mascavo, suco de 1 limão e um punhadinho de dill picado.


Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o tempero lemon pepper

O tempero lemon pepper dá um toque cítrico delicioso em aves, molhos para saladas e peixes. Segue aqui a receita caseira para fazer este tempero e estocar na sua casa.



Batata rápida e Deliciosa

1. Lave as batatas.

2. Corte em tiras finas como mostra a foto, mantendo-as unidas na parte inferior (não aprofunde os cortes).

3. Faça uma pasta de manteiga e os temperos e especiarias de sua preferência (alho, ervas finas, sal, azeite, queijo parmesão ralado, etc).

4. Besunte a batata com a manteiga temperada e leve ao forno 240° por aproximadamente 30 minutos.

Bom apetite!

Como Fazer Flores de Abacaxi

Lindas estas flores de abacaxi! Para fazer?
É só acompanhar o tutorial explicadinho aí embaixo! Do Duitang.




Compartilhar